Recuperação Judicial – Bárbara Brunetto Advocacia Recuperação Judicial

ENTENDA A RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Para alguns empresários e produtores rurais, o endividamento é a única opção para manter tudo de pé.

São anos e anos de trabalho, funcionários, clientes, impostos pagos e mesmo assim, ao final do mês a conta não fecha. Mês a mês ou safra a safra, você assiste as contas sendo mais altas que o dinheiro que entra.

Mesmo com todas as dificuldades, a atividade empresarial é essencial para desenvolvimento de toda a sociedade.

Acontece que cada vez mais, empresas ou empresários rurais sofrem com desordens variadas, resultando em um desaparecimento do fluxo financeiro, dificuldade de crédito e renegociações que só aumentam o valor da dívida.

Com isso, deixam de honrar seus compromissos, de pagar tributos e correm o risco, inclusive, de perder seus bens.

E essa crise é contagiosa e afeta todos os dependentes de sua cadeia produtiva, deixando inclusive outras empresas, que são suas fornecedoras, em situação ruim, propagando o inadimplemento.

Buscando ajudar essas empresas e produtores rurais, o Estado, através do Poder Judiciário, disponibiliza o mecanismo da Recuperação Judicial.

Para ter acesso a essa ajuda, a empresa ou o produtor rural precisa cumprir alguns requisitos, entre eles: estar em atividade por pelo menos dois anos!

Vale lembrar que não há uma limitação de valores, ou seja: diferente do que muito pensam, a recuperação judicial não serve apenas para os gigantes. É um mecanismo que salva os pequenos e médios – permitindo que se livrem do ciclo de dívidas, mantenham o patrimônio e trabalhem com tranquilidade.

Portanto, você deve ficar atento para que utilize dos mecanismos disponibilizados pelo Poder Judiciário, no momento certo, justamente para garantir a continuidade da atividade, antes que seja decretada sua falência.

COMO LIDAR NA PRÁTICA

No caso de real necessidade do pedido de recuperação judicial, o objetivo é resgatar o bom funcionamento da empresa ou atividade através do congelamento e renegociação  das dívidas.

A Recuperação Judicial se trata de uma proteção do seu direito a atividade, com base em um instituto respeitado mundialmente.

Nada mais é que uma forma de amparar a atividade empresarial viável. Para que, com a permissão legal, possa existir uma negociação igualitárias com os credores, mantendo viva a fonte produtora de empregos, receitas e tributos.

Infelizmente, por força de alguns processos fraudulentos, algumas pessoas acabam tendo uma impressão generalizada e negativa sobre esse mecanismo.

Contudo, ao se aproximarem de alguns casos concretos, entendem a estratégia e  verdadeira importância desse instituto para salvar empresas e famílias dignas.